A era dos extremos: O breve século XX (1914-1991)


            No dia 01 de junho de 2021, foi dado início ao componente curricular “Relações sociais e políticas na contemporaneidade-RSPC”, dirigido pelo professor Joel Pereira Felipe. Nesta aula foi apresentado inicialmente o Pea/ementa do CC, além de uma breve apresentação do componente, e também um acordo entre professor e aluno, de como funcionará as aulas no decorrer do quadrimestre e as atividades que serão desenvolvidas no mesmo. Nesta aula também foi solicitado pelo professor a criação de um blog acadêmico, que seria criado com o intuito de que os alunos fizessem registros quinzenais sobre os apontamentos das aulas anteriores. Com isso, nos dias subsequentes, foi disponibilizado pelo mesmo um documento explicando a importância da criação do blog e como fazê-lo.

            Na aula da semana seguinte, 08 de junho de 2021, iniciou-se a realização dos conteúdos programados para o semestre. No primeiro momento da aula, o professor Joel Felipe separou um momento para que os alunos pudessem tirar dúvidas gerias a respeito do blog, como criar, porque criar e dúvidas gerais. Posterior a esse momento, foi feita uma breve apresentação do autor Eric Hobsbawn, escritor do livro “A era dos extremos: O breve século XX (1914-1991) ” que seria tratado na presente aula. Ao final da aula, o docente explicou um pouco a respeito do jamboard, que seria utilizado algumas vezes durante o quadrimestre, para realização de atividades, e por fim, foi deixado como atividade extraclasse, que os alunos criassem uma pergunta a respeito e uma resposta a respeito do texto tratado no presente dia da aula.

            Nascido em 09 de junho de 1917 em Alexadria –Egito, Eric Hobsbawm foi um grande historiador marxista e faleceu em Londres, Inglaterra, no dia 1 de outubro de 2012. Especializado nos estudos da História Contemporânea, Eric escreve alguns livros e deixa importantes legados para a nossa sociedade atual.  Entre seus livros destacam-se: “A Era da Revolução: Europa 1789-1848” (1962), “A Era do Capital: 1848-1875” (1975) e “Era dos Impérios -1848-1914” (1984). As três obras abrangem o que ele denominou “longo século XIX”.

            Já em 1994, Eric publica “A Era dos Extremos”, texto utilizado para discussão da aula do dia 08.06.21. Neste livro o historiador analisa o período compreendido entre 1914, início da Primeira Guerra, e 1991, ano da queda da União Soviética e o fim dos regimes socialistas. O livro tornou-se uma das obras mais lidas sobre a história recente da humanidade, foi traduzida em mais de 40 idiomas e recebeu muitos prêmios internacionais.

            Como é abordado pelo autor, no capitulo XIX, o século XX foi um período marcado por grandes acontecimentos históricos, que estudamos até os dias atuais.

[1]O breve século XX fora de guerras mundiais, quentes ou frias, feitas por grandes potencias e seus aliados em cenários de destruição de massa cada vez mais apocalípticos, culminando no holocausto nuclear das superpotências.

            O capítulo XIX aborda muitos contextos bastante interessantes a serem abordados neste blog, pois, além de abordar sobre as guerras e conflitos e das consequências que estes causaram sobre os países, o autor fala também a respeito da xenofobia sofrida por pessoas que tentaram migrar para outros países afim de obter uma condição de vida e trabalho mais digna, ou seja, um preconceito existente, dos países do primeiro mundo para com os países do terceiro mundo.

            Um outro contexto interessante a ser abordado é a respeito ds globalização da economia, que decerta forma está intimamente ligado ao aumento das  empresas multinacionais/ transnacionais, onde elas proporcionam uma abrangência maior de trabalhos para uma determinada cidade, e isso realmente, é beneficente a economia, pois se a sociedade trabalha, ela consequentemente consegue comprar com mais facilidade e frequência, porém, sabemos que essa mão de obra é uma mão de obra barata e repetitiva, logo, transferiu-se a a indústria dos centros nos países ricos, com a mão de obra de alto custo, para países cuja principal vantagem, era mão e cabeças baratas.

 



[1] HOBSBAWN, Eric. Rumo ao milênio In: Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995 (parte 19 - p. 427 - 447 do pdf). Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4071685/mod_resource/content/1/Era%20dos%20Extremos%20%281914-1991%29%20-%20Eric%20J.%20Hobsbawm.pdf . Acesso em 04, junho, 2021.

Comentários

  1. Muito interessante esse historiador maxista, Eric Hobsbawm que teve um grande marco no século XX com fatos históricos da época.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas