A SOCIEDADE DO ESPETACULO 


A sociedade do espetáculo é um livro do autor Guy Debord, onde o autor faz uma crítica a sociedade, ao consumo e ao capitalismo. O que mais me chamou atenção no capítulo 1 do livro é quando ao autor aborda sobe a realidade, não sendo transmitidas apenas através das imagens que vemos, mas também através do ambiente construído em que vivemos. O espetáculo para o autor é sinônimo também de uma falsa realidade.

Através dessa observação o texto me fez recordar do que viemos consumindo na internet, certamente alguém já deve ter observado que a maioria dos conteúdos que consumimos na internet e que nos é ofertado através de anúncios, é sempre relacionado a algo que pesquisamos ou que vemos com frequência na internet, então a mesma faz um filtro dos conteúdos que mais gostamos de consumir segundo eles. 

Isso significa, segundo o pensamento de o Guy Debord, que o modelo capitalista transforma tudo que consumimos em mercadorias, levando a entender que a nossa identidade é determinada pelo espetáculo da sociedade, e por esse fator, consequentemente nos tornamos a máquina consumidora da produção capitalista.

Logo podemos identificar o espetáculo como um instrumento da classe dominante para impor valores dessa sociedade: a classe dominante usa esse instrumento afim de controlar a consciência da sociedade através de ideologias de consumo. Apesar de ser um texto de difícil compreensão ao meu ver, é possível através dele fazer algumas leituras e ligações com a nossa atual realidade.

Referencias:

DEBORD, Guy. A separação consolidada In: A sociedade do espetáculo. Projeto Periferia. (e-book) - capítulo 1 (p. 13 - 27)


Comentários

Postagens mais visitadas